As vésperas de participar da minha primeira RubyConf, resolvi tirar as teias de aranha desse blog e dar sinal de vida.

Lendo a retrospectiva dos 10 anos de Ruby on Rails no blog do Akita, resolvi consultar quando foi a primeira vez que comentei sobre esse assunto por aqui e onde esse momento se encaixava na linha do tempo apresentada por ele.

Para minha surpresa, a primeira vez que falei dele aqui foi há quase 9 anos, quando Rails ainda estava bem na sua infância e nem a versão 1.0 tinha sido lançada. Bem antes até do próprio Akita, que hoje é um dos grandes nomes do Rails no Brasil, ter iniciado seu blog.

Na época eu estava animado em usar Rails em um novo projeto que estava começando. Passaram-se 9 anos e o tal projeto que eu ia desenvolver em Rails, acabou não precisando ser feito em web e usei Delphi, pois era a ferramenta que eu mais dominava na época. O “projetinho” virou um produto, que depois virou uma nova empresa, e hoje está com 25 funcionários e mais de 1100 clientes ativos em todo o Brasil.

Com Rails mesmo, apesar de ter sempre acompanhado sua trajetória, só colocamos algo em produção neste ano, mas a tendência é usá-lo em tudo o que fizer sentido daqui pra frente. Algo que me arrependo de não ter feito 9 anos atrás.

Nos vemos na RubyConf amanhã!