Alguns dias atrás eu enviei a algumas pessoas da Borland Brasil a idéia de termos uma BDN Brasil (Borland Developer Network). Seria um canal oficial e fortíssimo da Borland com os desenvolvedores brasileiros. Lá teríamos artigos em português, poderíamos ter foruns de discussão, código fonte, etc.

No início, ela pode começar modesta, apenas com os artigos que o próprio pessoal da Borland Brasil já escreve para as revistas brasileiras de Delphi. Além disso, foruns de discussão, de preferência newsgroups com interface web para quem prefere.

Depois disso, eles poderiam começar a contatar alguns desenvolvedores mais ativos na comunidade para escreverem mais artigos, realizar webcasts e programas como o Delphi 24hs realizado pela BDN americana (uma transmissão de audio onde vários profissionais falam sobre o Delphi).

Lógico que para organizar isso é necessário investimento, mas não é nada absurdo e muitos membros da comunidade estariam certamente dispostos a colaborar sem custo, ou em troca de pequenos “agrados” como entrada gratuita na BorCon, acesso aos produtos da Borland, etc. Coisas que não significam custo direto para a Borland.

Com o tempo, esta comunidade se fortaleceria, fortalecendo a Borland, seus produtos e eventos como a BorCon brasileira.

A Microsoft tem muita experiência com a comunidade, e tem alguns funcionários no Brasil dedicados a isso full-time. Um único funcionário da Borland Brasil já faria uma imensa diferença, se pudesse ficar dedicado só a isso. A comunidade é forte, ela tem poder de direcionar mercados, bem como o fracasso ou sucesso de um produto, e investimentos em relacionamento com a comunidade dificilmente são perdidos.

O que mais poderiamos ter na BDN Brasil? Simulados para as certificações, reviews de livros e produtos relacionados as tecnologias Borland, blogs, etc.

O que acham da idéia? Faria bem ao Delphi ou não? Enviem sugestões.. quem sabe alguém da Borland não lê isso aqui. E se tivermos mais boas idéias, eu encaminho para eles.. quem sabe isso não vira realidade?

UPDATE: Esqueci injustamente de comentar que o pessoal da Borland respondeu minha mensagem com esta sugestão. Eles também concordaram que é uma ótima idéia e para aguardarmos boas novidades para breve.