Existem algumas atitudes que eu simplesmente não entendo.

ATM

Em geral acontece assim: um determinado cliente quer vender o produto de um banco e para isso é necessário troca de arquivos com o sistema do banco. Como o cliente usa nosso sistema, entramos em contato com o banco para obter a documentação de integração. Aí começa o parto.

Por diversas vezes só conseguimos essa documentação após passar a ficha completa do nosso cliente que está querendo fazer a integração. O banco que deveria ser uma das partes mais interessadas, se posiciona como se estivesse fazendo um grande favor em nos fornecer as informações de como vender seus produtos! É o fim do mundo.

No meu caso sempre vi isso acontecer com bancos, e o pior, já aconteceu até quando eu queria documentação de padrões abertos como CNAB. Será que existe um mandamento básico que todo banco deve seguir?

Maltratarás todas as empresas de software que queiram ajudar a vender nossos produtos.

Não é problema fornecer os dados do cliente, mas o que eu não entendo é porque eles querem nos obrigar a isso. Essa documentação deveria estar publicada no site de todos os bancos para qualquer um baixar.

Que mal eu posso fazer em ter a documentação e/ou tirar dúvidas sobre ela sem fornecer informações do meu cliente? Na pior das hipóteses vou ter um produto integrado com eles mas sem clientes para usar e o prejudicado serei eu mesmo. Duvido que estão preocupados comigo. Vai entender.