Considero meu blog “abandonado” há um bom tempo, mesmo assim acabo mantendo ele pois gosto de usá-lo para algumas experiências. Há dois anos eu pretendia migrar ele para Amazon mas depois de analisar os custos, acabei desistindo. Em diversos outros momentos pensei em migrar ele para outra ferramenta de blogs, cheguei a fazer migrações de teste, mas nenhum “vingou”, por diversos motivos.

Alguns dias atrás fui atualizar a versão do WordPress e decidi mexer um pouco no tema. Alguns erros começaram a acontecer e já foi motivo suficiente para voltar a olhar outras plataformas para o blog. O blog estava no WordPress há 11 anos! Isso mesmo, desde 2003, quando fiz o primeiro post.

E para minha própria surpresa, a experiência desta vez foi tão boa e fácil que “vingou” rápido. O blog agora está hospedado no GitHub Pages usando Jekyll como ferramenta de “geração”. E estou MUITO satisfeito com a decisão.

Jekyll é uma ferramenta escrita em Ruby que converte arquivos texto em páginas HTML estáticas. Nada de banco de dados, nada de updates para instalar e aliado ao GitHub Pages, que hospeda gratuitamente, nada mais de empresa de hospedagem para se preocupar!

Já parece bom demais para ser verdade, mas ainda tem outra vantagem excelente: todo o conteúdo do site fica num repositório do GitHub e para atualizar o site basta um commit e push. Você ainda tem todo controle de versão, integração contínua, etc. Difícil encontrar uma forma melhor do que essa para um programador manter um blog.

Ainda tem algumas coisas para acertar, mas recomendo muito essa combinação para qualquer programador que quiser manter um blog e estou pensando seriamente em usar até para mais coisas.

Aproveito para desejar um feliz 2015 para todos!