A abertura foi com o Keynote do Joe Schulz, que é um cara muito bem humorado e engraçado. Ele falou sobre os roadmaps do StarTeam e do CaliberRM, duas ferramentas que eu não utilizo porém, é sempre interessante acompanhar o que estão fazendo nessa área.

Depois assisti uma palestra sobre soluções baseadas em SOA (Service Oriented Applications), que foi bem conceitual, mas serviu para clear o conceito. A idéia basicamente é que você separe suas aplicações em uma série de serviços disponíveis dentro do ambiente da sua organização, e cada aplicação apenas consome os serviços que precisa. Posso voltar a falar mais sobre isso no fututo.

Na sequência, vi uma palestra sobre o Mono, e a utilização de aplicações feitas em Delphi .Net rodando em Linux e MacOS. Foi legal, mas ainda não tenho clientes para isso.

Também assisti a palestra do Andreano Lanusse da Borland mostrando o desenvolvimento de aplicações para .NET Compact Framework usando Delphi 2006. Deu pra ver que não é tão dificil de programar para CF já no D2006, mesmo sem o designer. Existem algumas coisas chatas que precisam ser feitas, mas nada que inviabilize o desenvolvimento. Mas show mesmo será quando tivermos o designer e a VCL para CF, que deve vir no Highlander, a próxima versão do Delphi. Ele se enganou em uma coisa, disse que já estavam lançando CF para PalmOS, e isso infelizmente não é verdade não. Eu adoraria que fosse, porém existe nenhum movimento que eu saiba neste sentido.

A melhor apresentação do dia para mim, que estou começando a migrar minhas aplicações 2-camadas (cliente-servidor) para 3-camadas, foi a do Bruno Lichot, que mostrou de forma prática como criar aplicações 3-camadas usando SOAP ou TCP/IP (Sockets) como protocolo de comunicação. Me ajudou a ter uma melhro visão da coisa, no momento que estou estudando isso.

Depois disso, aconteceu uma coisa muito chata, sei lá por que motivo obscuro da minha mente, eu me enganei de horário e perdi o bate papo com o Ramesh, da equipe de desenvolvimento do Delphi, e o David I. Quando cheguei já estava acabando e nem podia mais entrar na sala. Putz, eu fiquei muito chateado comigo mesmo pela falha, e o dia acabou alí para mim.

O dia foi encerrado com uma nova apresentação do David I dando uma visão geral sobre o desenvolvimento de sofware através dos anos. Durante a apresentação ele atirou muitas bolinhas de borracha da Borland para o pessoal. Eu peguei uma. É uma daquelas que você usa para exercitar a mão.