Não sei até quando este blog vai sobreviver. Estou postando cada vez menos.

Ontem estive no ClubeDelphi TechDay, foi um evento interessante. Poderia ter sido melhor, mas só de termos um evento como este já é muito importante. O preço era bem acessível, e isso levou muita gente ao Hotel Holyday Inn Select Jaragua no centrão de São Paulo.

As palestras que mais gostei foram do Fabio Camara sobre projeto de software e do Guinter Pauli sobre técnicas avançadas em dbExpress e ClientDataSet. Uma coisa que me surpreendeu muito é que a maioria presente na palesta do Guinter não utilizava ClientDataSets. A não ser que você esteja preso a outros mecanismos de desenvolvimento como Oracle Direct Access, IBObjects e coisas do tipo, você TEM que utilizar ClientDataSets. Eu diria que é a melhor invenção para banco de dados no Delphi. Outro componente obrigatório que a maioria não usa é o ActionList. Gente, esse componente facilita muito a nossa vida na construção de menus e barras de botões. Esse não tem desculpa, você TEM que começar a usar já!

Na minha opinião o que faltou no evento foram palestras um pouco mais voltadas para qualidade de software e boas práticas de programação. Nesses eventos, quase nunca se fala em controle de versão, em builds automatizados, em controle de bugs, em estratégias de testes, test-driven development e coisas do tipo. Acho que a falta destes assuntos, limita um pouco a comunidade brasileira que não costuma buscar informações na fonte, ou seja, que não tem costume de ler newsgroups da Borland, acompanhar blogs de bons desenvolvedores (a maioria em inglês), etc. Esses desenvolvedores um pouco mais limitados por falta do inglês ou por falta de vontade, ficam dependendo destes eventos para se atualizarem.

De qualquer forma, é bom ter esses eventos no mundo Delphi, que é um pouco carente disso. Principalmente agora com a mudança para .NET com o Delphi 8, nós desenvolvedores certamente precisaremos trocar muitas idéias para tirar o máximo de proveito dessa nova plataforma. E este tipo de evento sempre ajuda.