Esse foi o tema da minha palestra no DDD que aconteceu sábado. Obrigado a todos que participaram. Apesar de eu ter apanhado um pouco das pastas no inicio para simular mais de um desenvolvedor na mesma máquina, acho que a palestra foi legal.

O assunto é bem extenso para ser coberto em apenas uma hora, então tudo tem que ser muito superficial, mas é um assunto muito interessante.

Fiquei impressionado com a quantidade de desenvolvedores que não utilizam nenhum tipo de controle de versão. Pesquisei na Internet e pesquisas apontavam que cerca de 70% dos desenvolvedores não usam nada. Eu já tinha achado um absurdo, mas na palestra acho que no máximo 20% usavam.

Se você é um desenvolvedor, e não usa nenhum software de controle de versão, pare agora. Coloque isso entre suas prioridades. A adoção dessa ferramenta vai te permitir trabalhar com mais tranquilidade, te dando uma série de recursos fantásticos, além de evitar uma série de problemas e dificuldades normais quando não se usa nada. Se você trabalha em equipe com mais de um desenvolvedor então, é fundamental ter uma ferramenta dessa para qualquer desenvolvimento realmente sério.

Quando descobri controle de versão pela primeira vez, percebi que era um divisor de águas, era fantástico demais para eu ter demorado tanto para usar. Dos meus quase 15 anos como desenvolvedor, acho que uso controle de versão há uns 4 no máximo. Mas hoje acho impensável desenvolver sem isso.

O PPT da minha palestra, você pode baixar aqui. Sem os demos ao vivo, o PPT não ajuda muito, mas nele existem várias referências interessantes para saber mais sobre o assunto.