Estou curioso para saber quem consegue usar o Delphi 2005 em produção. Ele tem muitos bugs absurdos. Alguns que eu detectei nesta minha última tentativa de migrar do D7 para ele, já com o Update 3 instalado:

  • ASP.NET não funciona em nenhum dos notebooks que tenho na empresa, incompatibilidade com placa de video ATI. (Problema antigo, já reportado para a Borland há mais de um ano. Vem desde o Delphi 8. Já comentei aqui, aqui e aqui)
  • Memory leaks absurdos, ontem por exemplo, por duas vezes minha máquina estava consumindo 1,2GB de memória virtual, estando apenas com o D2005 aberto.
  • Não consigo selecionar mais de um componente simultaneamente em um data module. Inacreditável..
  • O Enumerator do TObjectList não foi implementado e apenas herdou de TList, então ele retorna Pointer e não TObject!!!!!
  • Aplicativos com DBExpress geram erros estranhos em comandos SQL. Por exemplo, tenho uma consulta que dispara um SQL do tipo “SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES WHERE BLOQUEADO = 1″. Quando eu abro esse dataset pela primeira vez, sem problemas, mas se eu dou um Close e um Open, ele simplesmente dá erro de “Token Unkown WHERE”. Isso simplesmente não acontece no Delphi 7.
  • Update: Quando abro um form Win32, os componentes não visuais simplesmente não aparecem. Eles estão lá, mas não aparecem. Tenho que clicar em um componente visual e mexer nele, meio que forçando um “refresh” do form para as vezes os componentes não visuais aparecerem. Usso também acontecia no Delphi 8. Pode ser algo relacionado a placa de video ATI do meu note.

Enfim, o negócio não tem condições de ser utilizado não.. alguém aqui, que teve coragem de encarar, não teve problemas?