Nick Hodges, gerente de produto do Delphi, explicou em seu blog que o Delphi 2009 (Tiburon) será um produto apenas para desenvolvimento nativo, ou seja, Win32.

Acho uma ótima notícia. O Delphi Win32 ainda tem tanto potencial que merece com certeza toda a atenção possível.

Porém, o que mais me chamou a atenção foi que o .NET não foi abandonado, e um novo roadmap será divulgado em breve, além de um produto suportando as últimas tecnologias e frameworks .NET. Humm. Será que vão realmente investir pesado em uma IDE paralela ao Visual Studio ou vão finalmente desenvolver um plugin para ele?

E ao contrário dos que pensam que teriam que comprar o Visual Studio separadamente para rodar o Delphi plugin, isso não é necessário não. O Oxygene (ex Chrome) da RemObjects já vem com a IDE, ou seja, se você não tem o Visual Studio, quando instala o Oxygene, é instalado um Visual Studio apenas com a linguagem Oxygene.

A CodeGear poderia tranquilamente fazer a mesma coisa. São apenas especulações da minha parte. Mas faria muito sentido.

Quer mais um pouco de especulação? Quando a RemObjects mudou o nome do Chrome para Oxygene, disse que simplesmente não podia explicar o motivo. Disse apenas que era um bom motivo e que só faria o bem ao produto. Hum.. teria essa mudança algo a ver com as mudanças de planos da CodeGear para a plataforma .NET? Quem sabe? :)