Estou de volta ao Brasil. Cheguei ontem. Foi a terceira vez que estive em Las Vegas e aquela cidade continua me impressionando. Todo mundo deveria conhece-la. Não adianta ficarmos falando, é necessário ver com os próprios olhos. É algo incrível demais para se descrever com palavras.

Um coisa me aborreceu nessa viagem. Tive problemas com a Internet em vários lugares. Somente na rede “wired” (com fio) do hotel de Las Vegas tudo funcionou sem problemas. Antes disso, tentei usar no aeroporto de Guarulhos e apesar de terem avisos de “Wi-Fi Zone” espalhadas por todo canto, não consegui conectar em nenhuma rede. Acho que essa rede do aeroporto é da Vex, e tem muita gente reclamando de que não funciona legal.

Quando cheguei em Atlanta, minha primeira escala nos EUA, consegui usar um serviço de Wi-Fi pagando US$7,95 por 24h. Quase tudo funcionava perfeitamente, recebia e-mails, navegava na web, IM, Skype, etc. Porém, todos os e-mails que eu enviava simplesmente não eram entregues. Vejam, eles saiam da minha caixa de saída do Outlook, sem nenhum erro! Mas simplesmente não chegavam aos destinatários. Muita gente ficou sem resposta minha e só percebi depois de algum tempo. Eu achei absurdamente estranho esse problema, se alguém tiver uma luz, que me explique como isso é possível, pois se meu Outlook não conseguisse conectar ao servidor de mail, tudo bem, mas ele conectava numa boa, despachava as mensagens sem erros e elas não eram entregues. Nunca vi isso antes. E não era apenas com uma conta. Tenho umas 5 contas de e-mail e aconteceu com todas!!! Todas usando servidores diferentes em empresas de hospedagem diferentes.

Cheguei em Los Angeles e o hotel oferecia rede Wi-Fi aberta e de graça. Ótimo, pensei. Conectei minha máquina e já estava tudo online novamente. Até eu tentar enviar e-mails. Dessa vez o problema era mais claro. Ele não consegui logar em nenhum servidor SMTP. Imaginei que a porta ou o protocolo estavam de alguma forma bloqueados na rede deles. Eu conseguia baixar e-mails no Outlook normalmente, só nào conseguia enviar. (Em nenhuma das minhas 5 contas). Fiquei alguns dias neste hotel, usando apenas webmail. :(

Em Las Vegas tudo funcionou perfeitamente, sem eu mexer em nenhum configuração nas contas nem nada. No caminho de volta, passei por Atlanta e no aeroporto o mesmo problema aconteceu novamente, eu conseguia enviar mensagens, mas ninguém as recebeu!!

Agora estou em minha casa, no Brasil e tudo funciona perfeitamente. Ou seja, uma grande dúvida permanece na minha cabeça sem resposta. Como eu conseguia enviar mensagens sem erro mas nenhuma era entregue? Não sou especialista em redes, mas imagino que alguém de alguma forma estava filtrando minhas mensagens antes delas chegarem no meus servidores. Se alguém tiver alguma idéia, por favor, dê a luz! :)