Ontem a noite praticamente todos os palestrantes já estavam no hotel. Encontrei os outros brasileiros que estão por aqui, Cantu da Firebase e o Mauricio Longo. Além disso conheci várias outros como Artur Anjos de Portugal, Paul Ruizendaal da Holanda (se não me engano) e Fikret Hasovic da Bósnia. Todos fomos jantar em um restaurante japonês aqui perto do hotel.

Hoje as 13:30 começou oficialmente o evento, foram 8 palestras com temas como Firebird e PHP, Firebird System Tables e Free Pascal/Lazarus.

Após as 8 primeiras palestras, para encerrar o dia houve a palestra oficial de abertura do evento realizada por Paul Beach, presidente da Firebird Foundation. Essa última palestra foi especial pois marcou lançamento oficial do Firebird 2.0, que agora sim, já está disponível para todos baixarem. O que foi interessante é que Pavel Cizar, responsável pelo QA do Firebird fez o release ao vivo durante a palestra, acessando a ferramenta de release do SourceForge e disponibilizando os releases 2.0 em Win32, Linux i386, etc.

Durante esta palestra de abertura também foram apresentadas todas as pessoas que trabalham no desenvolvimento do Firebird e cada membro presente na sala levantava e era aplaudido. Outra notícia interessante é que a partir da versão 2.1, o Firebird passará a ter releases mais frequentes, ou seja, eles não pretendem fazer como no Firebird 2, que demorou muito tempo para ser liberado.

No final, Paul Beach colocou uma música gravada por uma banda de rock russa para o Firebird e baseada em uma música do AC/DC.

Já postei algumas fotos da conferência no Flickr, veja aqui. Depois vou organizá-las melhor.