Hoje o evento começou as 8:15 já com 3 palestras simultâneas, inclusive uma delas foi a do Cantu sobre os novos modos de shutdown do FB 2. Eu acabei indo para a palestra de replicação de dados do Dmitry Sibiryakov, pois logo na sequência seria a minha na mesma sala.

Minha primeira palestra foi sobre desenvolvimento de aplicativos N-tier usando Firebird e RemObjects Data Abstract. Gostei do andamento da palestra e logo após tive bons feedbacks, então acho que foi legal. Apesar que a concorrência com a minha palestra foi absurdamente desleal. Concorrendo comigo eu tinha uma palestra do Dmitry Yemanov, o principal desenvolvedor do Firebird e outra do Holger Klemt, desenvolvedor do IBExpert. Até eu queria ver a palestra deles. :)

Após o almoço vi a palestra do Mauricio Longo sobre o Morfik e finalmente vi essa ferramenta em ação pela primeira vez. Gostei bastante.

Logo após vi a palestra do Milan Babuskov, desenvolvedor do FlameRobin, uma ferramenta open source multi-plataforma de administração de bancos Firebird. A palestra foi sobre gerenciamento das atualizações de metadata de seus bancos de dados, ou seja, versionamento da estrutura do banco, scripts de atualização de uma versão para outra, etc. Ele mostrou um recurso interessante do FlameRobin que permite gerar automaticamente arquivos versionados das alterações que você faz na metadata do banco. Essa palestra me interessou especialmente porque esse é um problema que ainda não consegui resolver de forma totalmente satisfatória no meu dia-a-dia, e que todos desenvolvedores tem.

Tivemos um coffee-break e a palestra de encerramento foi do Vladslav Horsun, um dos desenvolvedores do Firebird, apresentando as novidades da versão 2.1, que deve estar disponível para testes logo após a conferência. Basicamente as novidades são: Global temporary tables, common table expressions, uso dos dominios em stored procedures usando o comando TYPE OF e os novos comandos REPLACE e MERGE. Não vou dar detalhes aqui, mas não deve ser dificil de achar isso na Internet.

Após o evento, fomos tomar umas cervejas tchecas no bar do hotel. Na mesa: eu e o Cantu do Brasil, Fikret Hasovic da Bósnia, Milan Babuskov da Sérvia, Fábio Codebue da Italia e Ann Harrison dos EUA. Deu pra perceber a multiplicidade de nacionalidades na mesa? :)

Me parece que o site oficial do Firebird, www.firebirdsql.org não aguentou a quantidade de visitantes devido ao lançamento do FB 2 e desde ontem a noite, logo após o anúncio, eu não consigo acessá-lo. Se você está tendo esse problema, pode tentar o site da IBPhoenix www.ibphoenix.com e acessar os links de download, que inclusive já passei no post de ontem.

Amanhã é o último dia do evento e farei minha segunda e última palestra, desta vez sobre sincronismo de dados Firebird com PalmOS handhelds e smartphones.