Provavelmente você já ouviu falar do Free Pascal. Acho que nunca comentei sobre ele aqui. É um compilador Pascal open source que suporta várias plataformas. Intel x86, Amd64/x86_64, PowerPC, Sparc. Linux, FreeBSD, Mac OS, DOS, Win32, OS/2, Netware e MorphOS. Impressionante, não?

Eu já tinha ouvido falar muito em FPC, mas nunca me interessei de verdade. Porém, aos poucos isso foi mudando:

  • Vi uma palestra sobre ele na Firebird Conference em Praga ano passado.
  • A RemObjects anunciou que as novas versões do SDK e do DataAbstract suportarão oficialmente FPC no lugar do abandonado Kylix.
  • Simon Kissel, autor do CrossKylix, disse que vai investir pesado no projeto CrossFPC (colocando desenvolvedores dedicados), que nos permitirá compilar projetos FPC usando a IDE do Delphi.
  • Jazz suporta FPC.
  • A nova versão 2.1.4 do FPC já suporta generics! (não testei, mas vi no release notes)

Essas novidades geraram até uma boa discussão no news da CodeGear. Alguém sugeriu que a CodeGear deixasse o compilador Delphi de lado e usasse o FPC, focando apenas na IDE. Pra mim até que faz algum sentido. Atualmente a CodeGear tem IDE para Delphi, C++, C#, Java, PHP e muito breve Ruby. De todos esses, eles só mantêm o compilador para Delphi e C++, os outros compiladores são gratuitos.

O Free Pascal tem sua própria IDE open source, o Lazarus, mas ainda é muito inferior ao Delphi. Por isso acho que vale a pena ficar atento no projeto CrossFPC do Simon Kissel. Me parece que ele esta muito motivado a levar o Free Pascal para frente dentro do Delphi, e pretende investir de verdade.

Com o suporte da RemObjects ao FPC, escrever servidores de aplicação que rodam em Linux voltou a se tornar uma realidade viável. Pretendo iniciar testes em breve.