Pouco menos de um ano atrás eu estava envolvido em um projeto de boleto em Delphi, o OpenBoleto. Infelizmente ele não foi pra frente. Projetos open-source são complicados por causa disso, dependem do tempo livre das pessoas, e isso muitas vezes emperra as coisas.

Agora estou participando do desenvolvimento de um outro componente para boleto, o FreeBoleto, iniciado pelo Carlos Cantu. Ele está em estágio inicial ainda, mas já esta gerando boletos para cobrança sem registro de diversos bancos.

Neste momento, estou iniciando a codificação da geração e leitura dos arquivos remessa e retorno no padrão CNAB. E um ou dois bancos já devem ficar prontos na próxima semana.

O projeto está hospedado no SourceForge e tem uma lista no YahooGroups para discussão de uso e desenvolvimento.

Se você precisa integrar boletos e cobrança bancária em seus aplicativos, o FreeBoleto pode ser uma opção e você ainda pode ajudar no desenvolvimento. Ele já suporta Delphi 7 e Delphi 2005 em Win32. Não é difícil portá-lo para .Net, e com isso ele poderia ser usado em qualquer linguagem .Net, mas isso ainda é um plano para o futuro.