Agora sim começamos a ver mais coisas interessantes que teremos no Dexter. Vou fazer questão de comentar o que já tem no Visual Studio, pois na minha opinião, é o principal concorrente do Delphi hoje, e para onde muitos desenvolvedores Delphi estão indo ou pensam em ir.

dbExpress no Database Explorer: Poderemos explorar bancos usando o dbExpress no Database Explorer. Isso é ótimo, pois vai facilitar muito a nossa vida. Eu já tinha configurado o Firebird no Database Explorer do Delphi 2005, mas para isso precisei instalar o Firebird .Net Provider e o BDP Provider, muito complicado. Agora será bem mais simples (espero).

Designer Guide Lines: Já vi isso no VS 2005 e gostei muito. Extremamente útil para alinhar componentes visuais no form. Acabei de perguntar isso no Delphi Broadcast da BDNRadio e teremos isso também para Win32! Ótimo.

Live Templates: Substituem os code templates e os code snippets que existiam na IDE. Aparentemente funcionam como os Code Snippets do VS 2005, que eu adorei quando usei lá. Você tem vários trechos de código, e ao inserir no editor, você pode navegar pelos parâmetros do trecho usando tab e shift+tab para completar o código. Além disso, você pode montar seus trechos de código usando XML. É show de bola.

Modelagem UML com Together: Também já tem no VS 2005. Você pode editar todas as classes visualmente e o código vai sendo escrito automaticamente. Me parece que o “visual” (sem trocadilhos) dos diagramas do VS 2005 é um pouco melhor, mas isso é um pequeno detalhe.

Pre-build e post-build: Aqui ficou uma dúvida. No post acima, diz que teremos pre-build e post-build events para C++. Será que teremos isso para Delphi também? Não vejo muito sentido em ter apenas para uma linguagem. Isso já tem no VS também.

Formatador de Código: Outra pergunta que fiz no evento da BDNRadio era se existem planos para um formatador de código automático no Delphi, como existe no VS 2003 e VS 2005. Michael Swindell respondeu que isso é algo que eles estão muito interessados. É um recurso que vários da Borland querem no Delphi e que possivelmente isso aparecerá no Highlander. Ele disse que gostaria de ter isso já no Dexter, mas não foi possível.

Delphi no Eclipse: Cheguei a comentar nos newsgroups que participo sobre o Delphi ser um módulo dentro do Eclipse, e essa questão também foi levantada no evento, porém disseram que não existe nenhuma previsão ou plano para isso.

Minha conclusão é que felizmente eles se inspiraram em várias coisas legais que o VS 2005 trouxe. Como o VS 2005 já está público há um bom tempo, ele leva o crédito, mas é melhor termos os recursos no Delphi depois do VS do que nunca ter. Fiquei muito satisfeito com as novidades, esses pequenos detalhes fazem muita diferença quando olhamos outras IDEs.