É interessante acompanhar um profissional totalmente centrado no mundo Microsoft decidir mudar drasticamente a carreira. Após 15 anos de trabalho no “mundo” Microsoft, Mike Gunderloy, editor do site Larkware, diz ter chegado à conclusão de que ela (Microsoft) é na verdade uma ameaça ao futuro do desenvolvimento de software e por isso ele não quer mais trabalhar com eles.

Ele criou inclusive um novo blog, A Fresh Cup, onde está contando suas experiências na mudança. O primeiro post é importante pois ele explica a decisão. Os demais posts mostram que ele está usando o Ubuntu Linux e começando a aprender Ruby e Rails. Ele também comprou um Mac e ainda não se decidiu em qual plataforma vai ficar.

Coincidentemente outro desenvolvedor Microsoft de longa data postou algo parecido em seu blog. Dizendo que um dos compromissos para 2007 é depender menos da Microsoft. Porém esse desenvolvedor cometeu um engano, disse que oito anos atrás ele decidiu pelas ferramentas MS (VB) porque elas simplesmente eram as mais fáceis e rápidas que existiam. Certamente ele não conhecia o Delphi.

Hoje em dia quem desenvolve software desktop não tem muito como não depender da Microsoft, pelo menos no sistema operacional. Eles reinam absolutos e nenhuma outra plataforma conseguiu chegar perto de ameaçar isso.