Na útlima sexta-feira, participei do 5o. TTT (Train the Trainers), um evento da Microsoft realizado periodicamente que reune líderes de grupos, palestrantes, MVPs, e outros formadores de opinião. Foi a primeira vez que participei do evento e achei bem interessante.

A Microsoft realmente faz um trabalho campeão de apoio a comunidade. Liderada pelo Leonardo Tolomeli, ela sabe tirar muito proveito da sua própria fama e da admiração que todo esse pessoal tem pela empresa. Não é a toa que ela está entre as mais desejadas para se trabalhar. Nunca vi tantos MVPs juntos, e tantos outros que desejam tornar-se.


Galera jogando durante os breaks

Assistimos durante o dia todo palestras sobre organização de eventos (com total apoio da MS), sobre o programa MVP, sobre Windows x Linux, sobre o novo Visual Studio Team System, sobre licenciamento de produtos Microsoft, comemos muito bem (vários coffee-breaks e o ótimo almoço incluso), jogamos X-Box, ganhamos livro, camiseta, e outros brindezinhos e para encerrar, houve uma festa com coquetel e tudo em um bar badalado de SP. Para quem vinha de longe, tinha hotel (ao lado do prédio da MS) inclusivo, e van para levar e trazer da festa. Não fiquei para a festa, pois iria começar tarde e não tinha hotel (pq estou a 120Km de SP) para tomar banho e dormir depois, mas deu pra sentir que era tudo de primeira.

Resumindo, sai de lá admirando ainda mais a Microsoft e querendo fazer muito mais por ela. Que é exatamente o que eles querem! E acabam merecendo, sem dúvida, pelo ótimo trabalho que fazem. Eu admiro a MS desde sempre, não sou, nunca fui e nunca serei anti-Microsoft. Acho essa atitude totalmente infantil. E não é por isso que não uso Linux onde ele se encaixa melhor. E não é por isso que não uso o Firefox, que hoje é imensamente melhor que o IE. Se amanhã o IE der a volta por cima, volto pra ele sem dúvida. Ficarei sempre ao lado de quem me oferece a melhor solução. Acho que já falei isso aqui. :)

Por que você acha que o VB é e sempre será mais utilizado que o Delphi? O trabalho da MS junto a comunidade certamente é um dos fatores que levam a isso. A Borland não chega nem perto disso, chega a ser ridícula a diferença.


Champanhe no final para comemorar record de inscrições na Imagine Cup

Quantos grupos e eventos .NET você tem visto acontecerem utlimamente? Muitos, não? Isso acontece pois a MS classifica todos os palestrantes com pontos em relacionamento com a comunidade de acordo com o número de pessoas que assistem as palestras. Esses pontos se transformam depois em premiações da Microsoft para os mais ativos. Durante o TTT, a pessoa mais ativa na comunidade durante o último ano ganhou um Tablet PC da MS. Legal, né?

Novidades para os desenvolvedores

Várias novidades para os desenvolvedores foram divulgadas durante o evento, dentre elas se destacam:

Novo programa MSDN para ISV: Neste programa a empresa de software paga anualmente US$372 e tem direito a 5 licenças para desenvolvimento e testes de todos os produtos Microsoft (menos games). Também recebe todas as atualizações que são lançadas durante sua permanência no programa. Se você decidir não renovar em algum momento (pode renovar quantas vezes quiser), pode continuar usando as licenças numa boa, apenas não receberá mais atualizações. Esse programa é fantástico, e praticamente matou o programa anterior Empower (do qual faço parte), que custava um pouco mais, porém, você só pode usar por 2 anos, e no final, não tem direito de continuar usando as licenças. Certamente assinaremos esse programa aqui na Cadena quando vencer nosso Empower, é muito interessante. E já está disponível agora! Basta ligar no 0800-8919091.

**Desenvolvedor 5 Estrelas 2005: ** O programa Desenvolvedor 5 Estrelas do site MSDN Brasil receberá um upgrade em breve para acompanhar as novas versões do Visual Studio, do .NET Framework e SQL Server. O material está sendo preparado pelo Renato Haddad, e deve estar disponível no site a partir de maio. Quem já tem 5 estrelas, precisará reconquistá-las, e o legal é que provavelmente todas as estrelas estarão abertas desta vez, diferente do conteúdo atual, que você só consegue até a terceira estrela gratuitamente, e depois precisa pagar para continuar.

Lançamento do Visual Studio 2005 Beta 2: Está sendo programado um mega evento para lançamento do Beta 2 do VS. A idéia da MS é fazer um evento simultâneo em várias cidades do Brasil, reunindo o maior número de participantes possível, com webcast de abertura ao vivo da MS em São Paulo sendo transmitido para todas as cidades.

Show de bola, ou não?

PS: Estas informações foram fornecidas durante o evento, mas eu não me responsabilizo pela precisão das mesmas.. :) Também não me disseram que não podiam ser divulgadas, então aqui estão.