Há algum tempo tenho usado o Code Explorer, um plug in para o Delphi que facilita muito a vida de qualquer desenvolvedor.

A partir do Delphi 2005, começamos a ter alguns refactorings disponíveis na IDE do Delphi, mas o Code Explorer já oferece isso desde muito antes, e para muitas versões do Delphi (5, 6, 7, 2005 e 2006). Para quem ainda usa os Delphis anteriores ao 2005, não tem nada de refactoring na IDE, e depois que você acostuma com essas facilidades, fica difícil ficar sem elas.

Nestes screenshots você pode ter uma noção da quantidade de opções que ele te oferece.

Por exemplo, uma das coisas mais chatas do Pascal é ter que manter as seções de interface a implementation iguais. Se você deseja adicionar um parâmetro em um método, você precisa editar a interface e a implementation. Se você estiver usando o MMX (abreviação de ModelMaker Code Explorer), basta você editar uma das seções e teclar Ctrl+Shift+Y e o MMX atualiza a outra seção automaticamente para você.

Renomear membros é ainda mais fácil, pois o MMX cria um painel lateral que mostra todos os membros da classe atualmente selecionada. Para renomear pasta teclar F2 e digitar o novo nome.

Quer mover uma procedure/função de uma unit para outra? Basta seleciar a procedure/função no painel do MMX, teclar Ctrl+X, abrir a outra unit e teclar Ctrl+V no painel do MMX. Ele se encarrega de remover/colocar a declaração da função/procedure no local certo. É realmente muito prático.

Por hoje é só, mas estarei escrevendo mais sobre o MMX.