O Tiburon (ou Delphi 2009) trará boas novidades em DataSnap. Isso me deixou contente, visto que uso DataSnap em todos os meus aplicativos.

Fui questionado como essas novidades se comparam ao RemObjects SDK mas ainda é um pouco cedo para comparar os dois, visto que o que vimos do novo DataSnap até agora é muito pouco. O que me parece é que o DataSnap ainda será mais simples do que o RemObjects SDK, o que não poderia ser muito diference, visto que o RO já tem muito mais tempo e maturidade.

Steve Shaughnessy deu um preview das melhorias do DataSnap em seu blog e as discussões nos comentários ficarem bem interessantes também.

De início o que ficou meio confuso para mim e para outros é que aparentemente os métodos remotos precisam ser chamados sempre como stored procedures. Os parâmetros dos métodos (tanto de entrada como saída) seriam parâmetros das “stored procedures”.

Além disso, por padrão, não existe nenhuma checagem de tipo pelo compilador, apesar que nos últimos comentários o Steve já disse que isso pode estar disponível até o lançamento do produto.

Vamos aguardar mais novidades para poder comentar melhor.