Ok, os refactorings melhoraram muito no Delphi 2006 e certamente são melhores do que nada, mas os do Code Explorer são muito mais práticos e poderosos, veja dois exemplo:

Declare Variable (Delphi 2006) / Add Local Var (Code Explorer)

Tenho a seguinte linha de código:

SL := TStringList.Create;

Para eu consegui usar o refactoring do Delphi, eu preciso posicionar meu cursor no nome da variável, ou seja, no “S” ou no “L”. Se eu não posicionar no nome, ele nem habilita o refactoring. Além disso, quando eu disparo o refactoring do Delphi (Ctrl+Shift+V), ele não identifica o tipo (TStringList), sugerindo como TObject, então tenho que digitar o tipo manualmente:

Já com o Code Explorer, o cursor pode estar em qualquer lugar da linha, ou seja, você não precisa se preocupar com isso. Disparo o Add Local Var (Ctrl+L) do Code Explorer e ele já faz tudo certinho, identificando o tipo perfeitamente:

Depois disso, basta um Enter, e pronto:

Surround (Delphi 2006) / Try..Finally Wizard (Code Explorer)

Aqui é pura covardia, o Code Explorer mata a pau. Adicionei uma linha no meu código e agora tenho isso na tela:

<code>procedure TForm10.FormCreate(Sender: TObject);
var
SL: TStringList;
begin
SL := TStringList.Create;
SL.Add('Refatorando');
end;</code>

O Delphi 2006 tem um recurso chamado Surround, que lhe permite envolver o código dentro de uma nova estrutura, entre elas, try..finally. Para eu usar isso, eu preciso selecionar minha última linha (antes do end), clicar com o botão direito, selecionar Surround e depois tryf:


O resultado mostrado abaixo precisa de uma leve formatação manual no código, e também da inclusão da instrução de liberação da variável (SL.Free):

Já no Code Explorer, basta eu posicionar na linha (não preciso nem selecionar):

E teclar Ctrl+Alt+J, olhem o resultado:

Perfeito, não? Inclusive a liberação da variável é incluída automaticamente. Show de bola!

Update: Para mais informações sobre estes refactorings do Code Explorer, dê uma olhada aqui e aqui, onde eles são melhor explicados.