Já estou oficialmente migrado para o Vista. Instalei o Vista Ultimate hoje em meu notebook e até agora estou muito satisfeito. Já estou usando a versão em português do Brasil e tive pouquíssimas dificuldades com ele até agora.

BDS 2006 instalado e compilando todos os meus projetos. Achei engraçado que o Vista não vem com .NET 1.1 instalado e o setup do BDS precisou instalar. A única pequena dificuldade na instalação foi o Update 2, mas em instantes achei a solução na Internet, onde descobri ser necessário desativar o Controle de Conta de Usuário, que é um dos novos sistemas de segurança do Vista. Depois de instalado, reativei o recurso e está tudo correndo bem. Se você precisar desativar, entre em “Contas de Usuário” e use o link na parte de baixo da janela.

Uma das mudanças que me chamou atenção, além de todo visual novo, é que a estrutura física de diretórios é em inglês, mesmo na minha versão em português, porém, existe um sistema de apelidos, de modo que quando eu navego pelo explorer, o “Program Files” do disco aparece como “Arquivos de Programas”. Parece meio confuso de início.

O desempenho dele até agora está surpreendente. Tudo muito rápido. A nova interface Aero parece muito leve e com ótimo tempo de resposta aos comandos.

Outro detalhe que me impressionou é que o Vista simplesmente reconheceu TODO o meu hardware. Não precisei procurar driver para NADA! Tudo funcionando perfeito logo no primeiro boot! Lembro que no XP nada funcionava de cara, tinha que instalar os drivers de cada dispositivo.

Ainda não tive tempo de testar muito meus aplicativos Delphi, mas não percebi nenhum problema até agora nos poucos testes que fiz.

Agora estou baixando o Office 2007 da MSDN e instalo amanhã. Tudo novo por aqui, só falta o Delphi 2007. :)