Comentei sobre Ruby aqui pela primeira vez há quase um ano atrás. Naquela época ele já estava ficando bem popular, mas agora tá um absurdo. Parece que o mundo vai acabar em Ruby. Certamente que grande parte, senão todo, mérito desse sucesso é do Rails, que é o framework web feito em Ruby.

Mas duas coisas me chamaram atenção nos últimos dias. O David I disse que a DevCo deve lançar uma IDE Turbo para uma linguagem de script que está muito popular ultimamente. Alguém chuta qual é? :)

Outra coisa é que o TIOBE, acha que o Ruby vai tomar o lugar do Delphi entre as 10 linguagens mais populares. Veja aqui o último índice de popularidade das linguagens publicadas por eles e os comentários.

Há dois anos atrás eu falei sobre este mesmo índice, e naquela época o Delphi ainda estava acima do C#. Hoje o Delphi está em 9o. (subindo 1 posição em um ano), o C# em 8o. (caindo 1 posição) e o Ruby em 13o., subindo absurdas 15 posições! :)

Eu acabei me distanciando do Ruby, o projeto que ia fazer com ele em web acabei conseguindo converter para 3 camadas em Delphi Win32 mesmo, então não tenho nem brincado com Ruby ultimamente. Mas não duvido que volte a ele em breve.

Se você ainda não conhece mas tá curioso, em outubro será realizado um evento em SP sobre Ruby on Rails. Se eu estiver tranquilo nesta data, até darei uma passada por lá.