Ontem aconteceu comigo aquilo que todos os desenvolvedores sempre temem. O HD do meu notebook corrompeu. E foi de tal forma que nenhum utilitário do Windows resolvia, nada de CHKDSK, nada de restaurar o registro, nada de reparar a instalação, nada de modo de segurança, nada de prompt de comando ou console de recuperação. Nada funcionou.

Como isso aconteceu inesperadamente, como sempre acontece, nem tudo temos backup atualizado e com certeza eu iria perder muita coisa se precisasse formatar sem poder copiar os dados. Tentei remover o HD mas ele é pequeno demais e não encaixou no cabo IDE, além do que não tenho muito conhecimento com isso. Não estava achando solução.

Depois de metade do dia perdido nisso, lembrei que eu tinha um CD do Kurumin Linux guardado na mochila. Saquei o menino, inseri no drive e boot. Como que por mágica, depois de toda aquela inicialização dele, estava tudo lá, perfeitamente acessivel através do Kurumin. Consegui navegar pelo meu HD sem problemas, mesmo ele estando danificado e sendo NTFS! E tudo ficou ainda melhor! Pensei que teria que gravar CDs para “backupear” cerca de 4GB de dados, mas o Kurumin, essa maravilha, acessava minha rede Windows numa boa! Simplesmente copiei todos os dados para uma outra máquina minha e formatei o HD.

Agora nunca mais vou andar sem meu “Kuruminzinho” na bolsa. Ele é fantástico e me salvou a pele ontem.