Estou a caminho de um cliente na cidade de Juína, MT. Neste momento estou no aeroporto de Cuiabá aguardando o vôo que só parte daqui a 3h. Felizmente foi inaugurado um novo prédio deste aeroporto e agora temos ar condicionado, tomadas de energia e Wi-Fi na praça de alimentação. Tudo que um geek precisa. Hehe. Da última vez que estive aqui, foi uma experiência nada agradável. Calor demais, sem ar condicionado, sem Internet, sem tomada, enfim, foi uma longa noite.

Mas o motivo do meu post é para relatar a experiência quase que surreal quando tentei assinar o Speedy Wi-Fi da Telefônica para usar no aeroporto de Congonhas em SP, antes de embarcar para Cuiabá.

Cheguei no aeroporto em SP e após o check-in, sem nada para fazer, fui aguardar o vôo. Liguei meu notebook e decidi usar a Internet. Várias redes wi-fi foram detectadas. Tentei usar a que já tenho costume, Vex, mas mesmo conectando nada acontecia. Nenhum site abria, nenhuma autenticação da Vex, nada. Decidi então tentar a rede da Telefonica. Apareceu um login do Speedy Wi-Fi. Legal, vi os planos de acesso e decidi comprar 24h por R$ 9,90. O primeiro problema foi o cadastro, longo demais, incluindo até o número do meu passaporte!!! Estou fazendo uma viagem doméstica, larguei meu passaporte em casa. Lógico que o campo era obrigatório. Coloquei qualquer coisa. Endereço, telefones, data de nascimento, CPF, etc, etc, etc. Tudo obrigatório. Preenchi na mais boa vontade.

Ok, agora que já tenho cadastro no site, posso comprar o acesso de 24h por R$ 9,90. Cliquei em comprar, fiz login, e quando selecionei para pagar com cartão de crédito, o site disparou um monte de pop-ups para iniciar o processo, que foram todos bloqueados pelo Firefox. Que legal. Autorizei os primeiros pop-ups mas depois outros foram lançados, provenientes de outros domínios e foram todos bloqueados pelo Firefox novamente. Inferno! Fechei tudo e desativei todos os bloqueadores de pop-up, reiniciei o processo.

Quando finalmente consegui realizar o pagamento, recebi a mensagem de confirmação:

Obrigado. Sua transação foi processada. Aguarde contato da loja para a confirmação da compra.

Contato da loja!? Eu estou no aeroporto, sem acesso a e-mail, alias, é por esse motivo que estou comprando o acesso. Será que eles vão me contatar por celular agora, 22h? Não quis acreditar nisso.

Fiz logout e login novamente no site do Speedy Wi-Fi, minha conta continuava sem créditos para acesso. Achei que poderia ter havido erro durante a compra e refiz o processo todo novamente. Inclusive o pagamento. Paguei duas vezes!!! E a mensagem no final foi a mesma, e eu continuei fazendo logout e login e nada de aparecerem os créditos.

Isso aconteceu mais ou menos 4 horas atrás, agora já estou em Cuiabá, comprei acesso do BrTurbo Asas e estou usando. Nada de Speedy Wi-Fi até agora. Nem e-mail, nem ninguém me ligando para confirmar minha compra. Ainda não consegui entender onde foram parar as duas compras que fiz de R$ 9,90. Quando se compra acesso Wi-Fi em um aeroporto, é meio óbvio que a pessoa quer acessar na hora, ou será que não?