Semana passada estive no Microsoft TechEd, o maior evento técnico da Microsoft no Brasil. Foi a primeira vez que participei de um evento deste tamanho da Microsoft. Não teve nada demais e ficou dentro do padrão dos eventos que estou acostumado a ir.

Como acompanho muito as novidades pela Internet e pelos blogueiros da Microsoft, não vi muitas novidades por lá. A maioria das palestras em desenvolvimento estavam focadas no lançamento do Visual Studio 2008 e nos novos recursos do .NET 3.0 e 3.5, que são muito interessantes, principalmente LINQ. Mas como ainda não consigo usar isso pra valer no meu dia-a-dia, acabei me interessando mais na parte de sistemas operacionais, Windows Server 2008 e Vista.

Aliás, aqui fica uma sugestão para o pessoal da organização. O TechEd deveria ser separado em dois eventos, um para infra-estrutura (sistemas operacionais, servidores, rede) e outro para desenvolvimento. Explico. A maioria dos desenvolvedores, acredito eu, precisa conhecer razoavelmente bem de infra-estrutura para poder tirar proveito dos recursos, desenvolvendo aplicativos melhores, mais integrados com o ambiente, etc. Em um evento unificado como o TechEd, todas as palestras de desenvolvimento acontecem em paralelo as de infra, ou seja, é impossível participar das duas. Em vários momentos eu fiquei desapontado pois tinha mais de uma palestra que eu queria ver acontecendo ao mesmo tempo. Se não me engano, o evento nos EUA será dividido no ano que vem, espero que aqui siga o mesmo caminho.

TechEd 2007

Eu e o Zote no painel do TechEd, onde todos deixaram a sua “marca”. :)