Acabo de instalar o Windows Vista Beta 1 em uma máquina de testes. O download da imagem do DVD foi de 2.5GB, direto do site da Microsoft. Obtive acesso devido a nossa assinatura MSDN.

Gravei o DVD e dei boot na máquina. Na primeira tentativa, obtive um erro de instalação. Reiniciei a máquina e tentei novamente, desta vez foi. A instalação foi extremamente simples, ele pediu apenas 3 informações: chave do produto, nome da máquina e local para instalação (disco, partição, etc). Depois dos dados informados, ele realiza o processo todo sozinho até o final, sem pedir mais nada.

O splash de inicialização ainda mostra “Windows Code Name Longhorn”, porém ao iniciar, no canto direito ao lado do relógio podemos ver “Windows Vista Beta 1″.

Alguns comentários iniciais:

  • Todas as janelas agora tem um campo para pesquisa dentro dos itens listados na janela. Esse recurso é um dos que mais gostei.
  • Ao clicar no botão iniciar, você também pode digitar trechos do nome do aplicativo para obter uma lista de todos encontrados com aquele trecho de nome. É muito prático, já no primeiro uso, nota-se como isso facilita tudo.
  • Os atalhos de teclado (Ctrl+T, Alt+Enter) de manipulação de abas do IE 7 são os mesmo que o Firefox.
  • Visualmente ele está muito bonito, mas ainda tem alguns detalhes que precisam de ajustes, alguns ícones estão feios. Mas certamente isso só está assim devido a ser uma versão beta.
  • Ao iniciá-lo pela primeira vez, ele já me alertou que precisava de um anti-virus. Instalei o Avast sem problemas.
  • A máquina que usei é bem simples, um Sempron 2400 com 512MB e placa de vídeo compartilhada. A performance foi muito boa, porém, não tinha nada instalado ainda.
  • Aparentemente o hardware foi identificado sem problemas. Inclusive meu flash drive USB SanDisk, no qual salvei os screenshots.

Não tive muito mais tempo para avaliar, mas gostei do que vi. Certamente será uma grande melhoria para os usuários. A versão Beta 2 está prevista para o final do ano e a final daqui a um ano pelo menos. Agora é só esperar.

Veja aqui os screenshots!