Delphi XE é o nome oficial do “Delphi 2011″. Agora os produtos da Embarcadeiro estão recebendo o XE no nome e as próximas versões serão Delphi XE2, Delphi XE3, etc. Um pouco sobre essa nova forma de nomear as versões foi explicada pelo Tim Del Chiaro em seu blog.

Apesar das mudanças no nome, o que realmente importa são as melhorias no produto pra decidir se vale a pena ou não investir numa atualização. Hoje foi publicado o primeiro vídeo mostrando algumas das novidades. Prometeram publicar novos vídeos a cada terça-feira.

Você pode assistir o vídeo na página RAD Studio XE Sneak Preview.

Até agora foi mostrado integração com o Subversion e melhoria da modelagem visual de objetos.

Apesar de eu usar Subversion o tempo todo, não sinto nenhuma necessidade em integrar na IDE. É uma novidade legal e acho até que votei nela no QC, mas com o tempo foi perdendo a relevância para mim. Acho que o TortoiseSVN atende tão bem que provavelmente eu nem usaria essa integração na IDE. Inclusive controlo muitos arquivos não reconhecidos pela IDE do Delphi e preciso ver como a integração lidaria com isso.

Modelagem visual de objetos foram raras as vezes que usei e não tenho muito interesse. Nunca me achei mais produtivo usando isso, talvez porque quase sempre eu conheço muito bem o código que estou mexendo.

Vou aguardar os próximos vídeos, mas por enquanto vou ficando com o Delphi 2010 mesmo.

E vocês, o que acharam?